Provas e Gabaritos

Gabaritos das provas do Concurso Prefeitura de São Paulo 2012, Professor de Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

A Fundação Carlos Chagas divulgou no dia 03/10, os gabaritos das provas do Concurso de Professor Ensino Fundamental II  e Ensino Médio.

“Cada prova vale 100 pontos, sendo necessário atingir um mínimo de 50 em cada e 100 no conjunto dos exames para ser aprovado. A parte dissertativa somente será corrigida dos aprovados na parte objetiva e também vale 100 pontos, com mínimo de 50 para ser aprovado. Os títulos contarão com um limite de 11 pontos para a classificação final” (Fonte: Jornal Folha Dirigida)

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gab_prof_pmsp_2012

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Gabaritos da Revisão Geral Realizada em 23 de setembro no Sindicato da Saúde

Módulo 1 – Prof. Hermes

1-D / 2-A / 3-B / 4-C / 5-B / 6-E / 7-D / 8-B / 9-A / 10-B / 11-C / 12-C / 13-E / 14 -E / 15-C / 16-B / 17-E / 18-D / 19-A

Módulo 3 – Prof. Luis Carlos

1-c / 2-b / 3-d / 4-e / 5-d / 6-b / 7-a / 8-c / 9-c / 10-c

Módulo 4 – Professora Raquel

1. c / 2. b / 3. e / 4. e / 5. e / 6. e / 7. d / 8. d / 9. c / 10. d / 11. e

Módulos 6, 7 e 8 – Profa. Regina Muller

1. d / 2. c / 3. e / 4. d / 5. b / 6. e / 7. c / 8. a / 9. c / 10. a / 11. e / 12. b / 13. d / 14. d / 15. d / 16. e / 17. e / 18. e / 19. c / 20. d / 21. e / 22. c / 23. d / 24. c / 25. e / 26. d / 27. a / 28. c / 29. b / 30. e / 31. e / 32. d / 33. d / 34. b / 35. b / 36. a / 37. a / 38. b / 39. d / 40. a / 41. a / 42. d / 43. e / 44. e / 45. b / 46. c / 47. b / 48. d / 49. a / 50. a

Respostas das questões do Módulo 5 – Profa. Ana Paula

1. Professor Fábio, penso que seria bom ler os critérios para seleção dos conteúdos apresentados nas orientações curriculares, já que é impossível dar tudo, após selecionar os conteúdos uma boa forma de articulá-los, de forma que não fiquem muito fragmentados e percam o significado, seria utilizar as modalidades organizativas e desenvolver um projeto, onde através de algumas sequências didáticas possa abordar diversos conteúdos com seus alunos.

2. Para Délia Lerner a escola tem que superar a tarefa de alfabetizar, para fazer algo maior; em relação a escrita fazer os alunos deixarem de ser especialistas num determinado gênero, para se tornarem produtores de língua escrita nos diferentes gêneros , em relação a leitura é superar as questões ligadas apenas a oralidade e formar verdadeiros leitores competentes capazes de compreenderem a leitura realizada. Para ocorrer tal mudança se faz necessário: capacitação, pesquisa didática e valorização social.

3. Há inúmeros problemas em torno desse assunto, ao ponto de encontrarmos no livro da Colomer a seguinte afirmação: “ A escola não ensina a ler!” Existe uma cobrança em relação a leitura em voz alta (decifração) e avaliações com questões fechadas. A mudança em relação ao ensino da leitura começa com uma alfabetização com processamento descendente com foco na compreensão e no desenvolvimento das habilidades de leitura com utilização de recursos gráficos como sublinhar ou grifar as ideias principais e avaliar de forma ampla com questões abertas que permitam verificar o grau de inferência realizado pelo leitor

4. Sim é verdadeira, pois quando se refere a informações visuais está se referindo ao que está explícito (impresso) no texto, já quando se refere a informações não visuais está se referindo as inúmeras possibilidades que o leitor tem de estabelecer “links” ou seja, relacionar o conteúdo daquele texto com o seu conhecimento de mundo de forma globalizada. Questões de localização são respondidas com as informações visuais, as respostas estão no texto ao passo que as questões de compreensão e reflexão são respondidas pelo leitor de acordo com sua interpretação, que envolve a totalidade de seus conhecimentos, portanto são respostas que não visualizamos no texto, são deduzidas pelo leitor.

5. Estabelecer parcerias sempre é bom, mas na PMSP com o Programa Ler e Escrever formando leitores e escritores, aprimorar a leitura e a escrita é responsabilidade de todas as áreas e não apenas dos professores da área de Português. O Referencial de Expectativas para o Desenvolvimento da Competência Leitora e Escritora no Ciclo II, é um subsídio para desenvolver esse trabalho auxiliando todos os professores  no preparo das atividades  que envolvem os domínio de  leitura.

6. Para que um aluno possa ler nas linhas o professor deve ensinar a habilidade de localizar e recuperar informações explícitas no texto, já para ler nas entre linhas, devemos levar o aluno a compreender, relacionar e integrar as ideias e deduzir as informações implícitas e ler por trás das linhas é dar condições para o leitor construir argumentos para refletir, avaliar e julgar as ideias apresentada; são habilidades diferentes que demandam um trabalho com a diversidade de gêneros como diz Bakhtin e procedimentos específicos que devem ser realizadas antes, durante e depois da leitura

7. O professor deve selecionar conteúdos e estratégias que façam o sujeito ter dois atributos fundamentais: competitividade e empregabilidade de tal modo que possa   entender melhor as transformações do mundo moderno, trabalhe em equipe, tenha conhecimentos tecnológicos, resolva situações problemas e adquira condições de construir seu próprio conhecimento, através da curiosidade epistemológica, como diria Paulo Freire, ampliando sua visão de mundo, utilizando a leitura e a escrita para seu crescimento pessoal.

8. Esse conflito de gerações dificulta a formação de vínculos prejudicando a aprendizagem, visando superar as dificuldades causadas por esse conflito de gerações, se faz necessário o desenvolvimento de projeto que favoreça o conhecimento individual e coletivo, valorizando e respeitando as diferenças, possibilitando aos educadores e educandos aprenderem um com o outro na troca de saberes e experiências.

Resposta da questão dissertativa – prof. Nilson Daledone

Em um bairro popular da cidade de São Paulo, que abriga famílias de baixa renda, uma escola municipal enfrenta dificuldades, primeiro, em manter os computadores recebidos, devido a constantes assaltos e atos de vandalismo, originados no entorno, com a participação de alunos e outros moradores, diante do que os gestores da unidade escolar ergueram muros, colocaram grades, câmeras e alarmes, mas sem sucesso. Segundo, os alunos não chegam a ter uma hora semanal de acesso aos equipamentos que sobram, e à rede, provocando brigas generalizadas. Por fim, os professores e gestores, e mesmo o POIE, não tem conseguido, por falta de prática, tornar os sistemas em rede operativos. Mas, por outro lado, são muito dedicados e esforçam-se, ao máximo, no preparo dos alunos, para que estes possam surfar no ciberespaço, ministrando aulas expositivas de qualidade, com verificações constantes de aproveitamento, por meio de provas bem estruturadas. E, inclusive, já tomaram medidas competentes, para coibir o uso de internet em pesquisas escolares, já que consideram que o melhor instrumento para isso seriam os livros didáticos, aceitando, só em último caso, que os alunos copiem à mão o que encontram em lanhouses. Mas, de qualquer modo, não levam em conta tais esforços dos alunos, no momento da avaliação final.
À luz da bibliografia, que atitudes teria um professor-consultor e animador de debates, perante tal realidade?
Cada um redigirá sua resposta, individualmente, mas levando em conta que:
1. marginalização, exclusão, desrespeito aos direitos e à cidadania (Em um bairro popular da cidade de São Paulo, que abriga famílias de baixa renda);
2. ausência de relações entre escola e comunidade; escola como centro pensante da comunidade; projetos pedagógicos aprovados em assembleias comunitárias, conforme os interesses da comunidade; resolução de problemas da comunidade; Ética, cidadania e aprender a viver juntos contra a violência e o vandalismo/projeto educativo (uma escola municipal enfrenta dificuldades, primeiro, em manter os computadores recebidos, devido a constantes assaltos e atos de vandalismo, originados no entorno, com a participação de alunos e outros moradores, diante do que os gestores da unidade escolar ergueram muros, colocaram grades, câmeras e alarmes, mas sem sucesso.)
3. democracia, gestão, cidadania (Segundo, os alunos não chegam a ter uma hora semanal de acesso aos equipamentos que sobram, e à rede, provocando brigas generalizadas.)
4. formação continuada (Por fim, os professores e gestores, e mesmo o POIE, não tem conseguido, por falta de prática, tornar os sistemas em rede operativos.)
5. Projeto Pedagógico e projetos educativos, ensino por por projetos e descoberta versus escola tradicional – aula expositiva, questionário, prova, memorização, professor transmissor de conhecimentos (Mas, por outro lado, são muito dedicados e esforçam-se, ao máximo, no preparo dos alunos, para que estes possam surfar no ciberespaço, ministrando aulas expositivas de qualidade, com verificações constantes de aproveitamento, por meio de provas bem estruturadas.)
6. professor-facilitador de pesquisa; estímulo à criatividade (inovação), à autonomia (iniciativa), flexibilidade ( E, inclusive, já tomaram medidas competentes, para coibir o uso de internet em pesquisas escolares, já que consideram que o melhor instrumento para isso seriam os livros didáticos, aceitando, só em último caso, que os alunos copiem à mão o que encontram em lanhouses.)
7. avaliação formativa – planilha, portfólio, mapa do conhecimento (Mas, de qualquer modo, não levam em conta tais esforços dos alunos, no momento da avaliação final.)
8. uso dos conceitos predominantes na bibliografia e, se possível, citação de autores e obras, conforme Edital (À luz da bibliografia, que atitudes teria um professor-consultor e animador de debates, perante tal realidade?)

…………………………..

Secretaria  da Educação – Governo do Estado de São Paulo

Processo Seletivo – Docentes do Quadro Magistério 2011 – OFA – Ocupante de Função Atividade

Clique aqui para ver as Provas e Gabaritos

26 thoughts on “Provas e Gabaritos

  1. Gostaria de saber se voces fazem esse curso preparatorio na Regiao do ABC para Professor de Ensino Fundamental infantil e Medio ou se e so na Capital onde voces ficam. Tambem gostaria de saber se concurso quando for publicado o edital ,se sabem se a prova sera em julho de 2012. Muito Obrigada ,Professora de Ens.Medio em Ed. Fisica Ed. Infantil e Fundamental .

    • Professora, a publicação do edital está prevista para o mês de junho. A prova em julho segundo a secretária de Educação.
      SÃO PAULO – CAPITAL

      - VILA MARIANA – (11) 5575.0769
      - CAMPO LIMPO / CAPÃO REDONDO- (11) 5844.6950 / 9187.6040 / 8168.3959 / 5759.9205 – Prof. Adalberto
      - FREGUESIA DO Ó – (11) 3999.6999 – Nucleo Ensino Integração
      - LAPA – (11) 3641.1519 – Colégio Nossa Senhora da Lapa
      - PARELHEIROS – (11) 5924.4301 / 9808.6732 – Profa. Amarilis (novo)
      - PENHA- (11) 2957.1442 – Colégio Antares
      - PIRITUBA- (11) 3906.8059 – Inst. Agnus Dei
      - SANTO AMARO – (11) 5523.0966 – Colégio Nóbrega
      - SANTO AMARO II – (11) 5687.2245 – Colégio Praxis
      - SÃO MIGUEL – (11) 7533.7521 – Prof. Valter
      - TERMINAL JOÃO DIAS – (11) 5851.0855
      - VILA PRUDENTE – (11) 2215.4474 / 2215.8899 – Prof. Elinton

      GRANDE SÃO PAULO

      - COTIA – (11) 6422.3193 – Profa. Maria de Fátima
      - DIADEMA – (11) 4044.7777 – Profa. Katia
      - CAJAMAR / MORRO DOCE – (11) 7404.1780 / 9211.3463 / 8126.1720 – Profa. Marileide
      - GUARULHOS – (11) 2087.1194 – Educacional Ágape
      - MOGI DAS CRUZES / SUZANO- (11) 4727.7233 – Colégio Marechal Rondon
      - OSASCO – (11)9291.0837 – Profa. Celia
      - SANTO ANDRÉ – (11) 3493.1063 – Profa. Claudete ou Bárbara

  2. GOSTARIA DE SABER SE HÁ UMA MANEIRA DE FAZER O CURSO PREPARATORIO PARA O CONCURSO DO ESTADO DE PS EM ARTES ONLINE AGUARDO A RESPOSTA OBRIGADO

  3. Haverá curso prepatório para professor PEB I e PEB II, em São José dos Campos-SP? Como entro em contato com a professora Mara? Obrigada.

  4. Profª Raquel, gentileza enviar-me os arquivos de sua aula na Vila Prudente, que ocorreu dia 25 de agosto de 2012, referente à parte geral para o concurso da PMSP.
    Tenho passado todos os arquivos para a turma e me responsabilizo em disparar seus arquivos também.
    Já enviei-lhe várias mensagens e não obtive nenhum retorno até o momento.
    Agradeço de antemão sua atenção. Minha turma e eu aguardamos preocupados com este material, rico por sinal.
    sem mais,
    Inez Sandron
    inezsandron@gmail.com.br
    (11) 9 9233.4344

  5. olá gostara de ser infomado sobre o próximo concursos da “SEE”pois tenho um grande interesse de estudar com toda equipe do “curão santa rita” não foi ainda possível,porque sou recém formado,grato pela átenção.

  6. Boa tarde, Prezado!!!
    Será que há possibildade de enviar o gabarito da revisão do dia 23/09, do modulo 1 do professor Hermes?
    Att: JOnas Nascimento

  7. O Cursão Santa Rita está é 10.Principalmente em relação aos professores tbém é 10.Eu vou passar ;mas caso não o problema é comigo.Parabéns a todos.

    • Professora, por enquanto essa primeira turma acontece apenas aos sábados.
      A coordenação não passou outro cronograma, assim que tivermos informações colocaremos no site.
      Atenciosamente

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